domingo, 9 de setembro de 2012

Fitoterapia








Os fitoterápicos tem sido usados desde épocas antigas como medicina para o tratamento de uma ampla gama de doenças. As plantas medicinais desempenharam um papel chave na saúde do mundo. As pesquisas de mercado indicam que todas as classes socioeconômicas no Brasil usam plantas medicinais devido às preferências culturais, ao baixo custo, e pela sua eficácia. A qualidade das plantas medicinais é obtida durante todo o processo produtivo, desde a identificação botânica, escolha do material vegetal, época e local de plantio, tratos culturais, determinação da época de colheita e cuidados na colheita, a secagem e as condições de armazenamento. Embora as plantas medicinais tropicais sejam aprovadas pelos organismos internacionais e usadas por milhões de brasileiros, a pesquisa de campo sobre a ecologia das plantas medicinais no Brasil é surpreendente limitada. Muitas destas plantas medicinais não têm nenhum substituto botânico, e produtos farmacêuticos ainda não existem para algumas doenças para as quais elas são usadas.

As observações populares sobre o uso e a eficácia de plantas medicinais contribuem de forma relevante para a divulgação das virtudes terapêuticas dos vegetais, prescritos com frequência, pelos efeitos medicinais que produzem, apesar de não terem seus constituintes químicos conhecidos. Dessa forma, usuários de plantas medicinais de todo o mundo, mantém em voga a prática do consumo de fitoterápicos, tornando válidas informações terapêuticas que foram sendo acumuladas durante séculos. De maneira indireta, este tipo de cultura medicinal desperta o interesse de pesquisadores em estudos envolvendo áreas multidisciplinares, como por exemplo, botânica, farmacologia e fito-química, que juntas enriquecem os conhecimentos sobre a inesgotável fonte medicinal natural: a flora mundial.

A Fitoterapia é um recurso de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais. É a forma mais antiga e fundamental de medicina. A cada dia, as plantas ganham seu espaço como aliadas no reequilíbrio físico do ser humano. É uma terapia com a propriedade de auxiliar na cura de males de forma profunda, integral e nãoagressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo e reintegra o ser humano às suas raízes.


Work Shop Fitoterapia