sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os benefícios do limão





O limão é reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal. Tomado em jejum e de forma diluída, cicatriza os tecidos intestinais e elimina a putrefação. Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação", ensina ele. Sua ação laxante regula os intestinos, esteja ele solto ou constipado. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. 

Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestinos", revela Apollinaire. Rico em enzimas e sais minerais, depois de uma refeição pesada, é recomendado que se tome suco fresco de limão diluído num chá digestivo ou água morna para acelerar o fogo da digestão e a desintoxicação. O consumo regular e correto do limão irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos. O limão neutraliza e ajuda na expulsão de toxinas. A ação desintoxicante e digestiva, ele é indicado também para estimular os sistemas cardiovascular e respiratório. Seu suco ajuda a reduzir a viscosidade do sangue de pessoas hipertensas ou com históricos de colesterol ou triglicérides elevados. Portanto, o limão é um hipotensor natural.

O limão é ainda recomendado na prevenção e tratamento de disfunções hepáticas e pancreáticas. O consumo diário é indicado em casos de esteatose (fígado gorduroso). Ele tem função reguladora sobre o pâncreas e, por isso, é recomendado na prevenção de diabetes. É ainda usado no tratamento de disfunções do trato urinário, pois é um dos melhores diuréticos que existem. 


O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais), como de aglomerados de células como cistos e tumores. Já existe até citroterapia (terapia do limão) que, acreditam seus defensores, pode ajudar a parar de fumar, melhorar a disposição mental, as habilidades de inteligência, o sono, o bom-humor matinal e combater a insônia. Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial.
 "O limão, quando consumido de forma errada, pode causar desmineralização e até anemia. Use-o acompanhado de frutas, folhas, legumes, feijões, raízes e sementes".

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Reiki





Reiki é um método de cura natural pelas mãos. É uma terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.

Segundo a visão holística, as doenças são criadas antes no mundo sutil: se manifestam nas várias camadas da aura a terminar com a última manifestação física que é o corpo humano (denso). O Reiki atua nas camadas sutis da aura: age no mundo invisível, e quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas a manifestação física é a cura do paciente.

O reiki repara necessidades energéticas: desbloqueia nós dos canais energéticos, traz mais energia onde o fluxo era menor ou redistribui energia presa em algum local para o restante do corpo através do desbloqueio. Alguns pacientes nada sentem, outros relatam sentir muito pouca ou nenhuma alteração, mas é comum para a maioria a sensação de relaxamento ou sono.

Canela







Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.

Estudos da Associação de Medicamentos dos Estados Unidos (USDA) indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos). Os efeitos, que podem ser conseguidos ao utilizar canela em chás, beneficiam também diabéticos.

Os benefícios da canela encontram uma área de ação perfeita na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como o acne. No que se refere à primeira, existe um remédio caseiro com canela: um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel. O acne pode tratar-se aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele.

domingo, 7 de outubro de 2012

Mandala




Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, centro ou circunferência.
É um símbolo usado freqüentemente na meditação e outras práticas culturais.
Para Jung, na Teoria Analítica da Personalidade a mandala simboliza o processo de individuação, da busca da auto-realização. Através da criação das mandalas, podemos dar maior atenção e buscar compreender a linguagem de nossa essência, cujo dinamismo reside no inconsciente. As mandalas contêm e organizam energias do inconsciente numa forma que pode ser assimilada pela consciência. Jung estimulava seus pacientes a criar mandalas e a dar asas à imaginação de modo espontâneo .A utilização das mandalas tem seus aspectos ritualísticos e religiosos e também pode ser empregada como um modo de autodescoberta e de busca profundo do ser que habita em cada um de nós. Quando criamos uma mandala, podemos compreender, por meio de seus símbolos, a nossa identidade num determinado momento de nossas vidas. Por meio da expressão gráfica, percebemos que no círculo desenhado expressam-se conflitos internos que podem emergir por meio da mandala, produzindo uma descarga de tensão, que pode vir a gerar no indivíduo um efeito tranqüilizante, efeito que também pode ser experimentado pelo simples fato de traçar um círculo, dando à pessoa a impressão de que esse círculo lhe outorga um lugar no espaço, trazendo uma sensação de estar protegido.Para Jung quando o self, considerado o centro da personalidade ou essência do ser, encontra expressão nesses desenhos, o inconsciente reage reforçando uma atitude de devoção à vida. Ao trabalhar com a mandala, podemos vivenciar momentos de grande expressão inconsciente que buscam o equilíbrio na consciência e experimentam uma realidade mais harmônica e significativa. Com a interpretação das mandalas é possível conhecer a personalidade da pessoa que foi expressa por meio das linhas, cores, desenhos e disposições utilizadas em sua elaboração.
Por tratar de uma forma projetiva de expressão, os conteúdos podem revelar aspectos da personalidade mais profundos e menos sujeito ao controle por parte de quem executa a mandala.