sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Previnindo o colesterol



Os chás funcionam como ótimos coadjuvantes e atuam em várias frentes para quem quer emagrecer: reduzem a retenção de líquidos, combatem a prisão de ventre e estimulam o funcionamento do fígado, desintoxicando o corpo, o que favorece o metabolismo. Mas, para conseguir tais efeitos, é importante escolher bem as ervas, seguindo certos procedimentos na hora de adquirir o produto: compre apenas de fornecedores conhecidos, nos quais você confie, com embalagens fechadas e que expliquem exatamente o que contêm.

O hibisco é uma planta que possui propriedades medicinais. O chá da planta pode ser feito da própria flor, dos caules, das raízes e das sementes, entretanto, a melhor parte é a flor que possui cores intensas e vibrantes e um cheiro maravilhoso.

É encontrado o ano inteiro nas regiões quentes, pois possui características do clima tropical, como Brasil, África e Havaí, por isso, não consegue crescer em regiões frias e com geadas. É rica em vitamina C, possui fibras, cálcio, fósforo, proteínas e magnésio. Conheça um pouco sobre suas propriedades medicinais e benefícios para o organismo.
 
Propriedades medicinais

O hibisco é uma planta utilizada para diversos tratamentos, entretanto, encontram-se diretamente relacionada com problemas de hipertensão, colesterol alto, doenças hepáticas e queda de cabelos. O hibisco diminui o colesterol LDL, retarda o crescimento dos fios brancos, atua no tratamento de caspas, ajuda na digestão, aumenta a imunidade do corpo humano, previne problemas hepáticos, reduz a secreção nas glândulas capilares, aumenta o colesterol HDL e tem ação anti-inflamatória.
Além disso, a planta é usada na produção de tinta henna, tônicos faciais, máscaras capilares, shampoo e condicionador.

Indicações

O chá de hibisco é indicado para indivíduos com problemas de hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tosse, febre, dor estomacal e seborreia. Além disso, é indicado para pessoas que desejam reduzir o peso por conta de seu alto poder diurético, laxativo e digestivo que em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercícios físicos ajuda na perda de peso.

Para um melhor aproveitamento do chá é indicado fazer a infusão do mesmo e evitar a adição de açúcar, mas se caso não conseguir coloque mel e o ideal é tomá-lo diariamente entre as principais refeições do dia, fazendo somente a quantia que irá beber naquele dia para que o chá não oxide e perca as suas propriedades medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário