sábado, 5 de outubro de 2013

Bruxa ou Feiticeira?




O termo Bruxaria respeita ás faculdades espirituais de uma pessoa, que geralmente se auxilia da pratica de rituais mágicos produzir determinados efeitos na realidade deste mundo em que habitamos, procurando assim alterar essa mesma realidade.

O objetivo destes rituais mágicos é por isso interferir, ou no mundo físico , ou nas pessoas que nele existem.
Quando realizados os rituais para interferir no mundo físico em que habitamos, causam-se nele certos efeitos que segundo as leis da natureza não seria normal sucederem, e que são por isso «sobrenaturais».

Quando realizados os rituais para interferir com pessoas, então causam-se efeitos sobre o estado mental, ou físico dessa pessoa, ou mesmo altera-se a percepção que essa pessoa tem da realidade.


Um Feiticeiro não é um Bruxo, embora essa confusão seja comum.

O que é um Bruxo?
Um bruxo é alguém que nasce com certa capacidade espiritual de dialogo com o mundo dos espíritos , e que depois usa essa faculdade em rituais de magia.

O que é um Feiticeiro?
Um feiticeiro é uma pessoa comum, sem qualquer capacidade espiritual em particular, mas que pratica feitiços. Isso qualquer pessoa pode fazer sem que para isso possua alguma capacidade espiritual , ou um profundo vinculo com forças ou entidades do «outro lado».

Melhor explicando:

Uma bruxa é alguém cujo o espírito está aliado a poderosas forças espirituais, o que lhe confere a capacidade de dialogar diretamente com a esfera espiritual.

Uma feiticeira é uma pessoa comum com um espírito comum, que estudou assuntos esotéricos, que adquiriu conhecimentos de magia e que os pratica através da execução de feitiços.

Uma bruxa pratica rituais de bruxaria.

Uma feiticeira pratica feitiçarias.



Se bem que os fins de ambas as praticas mágicas sejam comuns, ( leia-se: alterar a realidade ou influenciar pessoas), a origem destes dois tipos de trabalhos é totalmente diferente, sendo que duas coisas se destacam:



1- uma bruxa é sempre mais poderosa que uma feiticeira

2- um ritual de bruxaria é sempre mais devastador que uma feitiçaria.



Por isso se diz que os feiticeiros praticam feitiçaria, ao passo que os bruxos praticam bruxaria.

No entanto, ambas a bruxaria e feitiçaria são aspecto daquilo a que se chama… «magia».

A magia, consiste no uso de forças ou entidades que não são deste mundo físico, ( são do mundo espiritual), para interferir neste mundo físico.



Todo aquele que pratica as artes da magia, é um Mago ou uma Maga.



Há 5 tipos de praticantes de magia, e eles são:



1-As bruxas

2-As feiticeiras

3-Os magos

4-Os sacerdotes

5- Os Profetas ou Videntes



Há magas que são bruxas, e magas que são feiticeiras, pois ambas trabalham com a magia, no entanto ambas, possuem, (como já aqui foi descrito), naturezas e essências substancialmente diferentes e distintas.

Mas tanto bruxas como feiticeiras, uma vez que trabalham com magia, são magas.

Há também os magos que são pessoas que se dedicam a profundos estudos sobre o esoterismo, com a finalidade de alcançar elevada sabedoria sobre as esferas celestes e a forma como esse saber pode também afetar o nosso mundo físico. Esses são um outro tipo de magos, são sábios na velha tradição dos alquimistas, astrólogos, teólogos e filósofos místicos. A esses, vulgarmente chama-se simplesmente…magos.

Há também os sacerdotes, que ligados a cultos religiosos, se dedicam á invocação de Deuses ou de Deus através de orações e de processos litúrgicos. Os processos litúrgicos, ( por exemplo: as missas celebradas pelos padres), são uma forma de magia executada com a finalidade de invocar espíritos ou forças celestiais ,( no caso dos padres, eles invocam o espírito de Deus e as Suas forças celestiais de luz), para que essas auxiliem os fieis de determinado culto. Os sacerdotes também se dedicam ao estudo de ensinamentos sagrados ou das escrituras da religião que perfilham, assim como geralmente trabalham no sentido do aperfeiçoamento espiritual ou salvação, seja da sua própria alma, seja das almas dos devotos que os sacerdotes conduzem com a sua função sacerdotal. Na religião da bruxaria, um «bruxo» é igualmente um sacerdote dessa pratica religiosa, tal como o padre é sacerdote na prática do catolicismo.

Por ultimo há os Profetas ou os Videntes, sendo que esses são pessoas com um vínculo especial com o mundo espiritual; São geralmente pessoas que possuindo a capacidade de comunicar com espíritos, recebem deles visões e mensagens, ( que podem ser recebidas das mais diversas formas: visões, sonhos, aparições, etc), que são revelações e por isso, de extrema importância para o futuro. Tratam-se geralmente de indicações sobre o futuro que se foram seguidas, podem levar a bons caminhos, ou que se foram ignoradas, pode levar a maus caminhos; tratam-se por vezes também de informação sobre assuntos desconhecidos e que vem trazer á luz verdades que estavam ocultas. Há bruxos e sacerdotes com capacidade de vidência, assim como existem profetas que nem por isso são sacerdotes e muito menos bruxos.



Estes são as 5 formas de pratica e vivência do universo da Magia.

Voltando ao que é a magia:
- Como já foi descrito, a magia consiste no uso de forças espirituais para afetar o mundo físico.
Essa afetação do mundo físico pelo mundo espiritual, pode ser conseguida através de magia branca, ou de magia negra.
Normalmente diz-se que a magia é branca se for realizada para fins positivos, ou negra se for realizada para fins negativos.
Essa é mais uma ideia errada.
A magia, ou a forma de afetar o mundo físico através de forças ou entidades do mundo espiritual, é na verdade :


1- branca de apelar á interferência de forças espirituais de luz
2- ou negra se apelar a forças espirituais das trevas.

No entanto, o apelo a forças espirituais das trevas pode ser usado para coisas positivas, como por exemplo, nos exorcismos para expulsar o mal do corpo de uma pessoa.
Ao contrário, o apelo a forças espirituais de luz pode ser usado para coisas negativas, como por exemplo, levar uma vingança ou maldição a uma pessoa.
De acordo com algumas teses do misticismo de natureza kabalista, a mais poderosa magia negra é realizada com recurso aos saberes de Deus, pois como está claramente revelado nas sagradas escrituras sobre Balaão, (Números 24,10-13) um mago nada pode fazer sem a autorização de Deus, ou sem recorrer ao Seu Poder..
A mais poderosa magia negra, é na verdade o uso de certas forças e atributos do mundo espiritual de Deus.
As «Sephirot» da «arvore da vida» estudada pela ciência Cabalista, representam as varias forças e energias espirituais que existem, e que atuam tanto sobre toda a existência, ( seja a nível do mundo espiritual, como do universo físico), como também sobre as nossas vidas.
São forças espirituais invisíveis, e são leis do mundo espiritual, leis intangíveis e no entanto, a sua existência é atestável através dos processos matemático – numerológicos das ciências místicas hebraicas.
Algumas das forças espirituais que emanam de Deus são geradoras de Luz, ao passo que outras são geradoras de trevas.
E é fazendo uso dessas emanações, que é possível realizar magia negra, ou magia branca.
No grande esquema da «Árvore da Vida», o pilar esquerdo da árvore, formado por Hod (Mercúrio), Gevurah (Marte), e Binah (Saturno), é gerador de trevas, ao passo que o pilar direito da árvore da vida constituído por Netzach (Vénus), Hesed ( Júpiter) e Chokmah (Urano), configura a fonte de luz.
Os processos mágicos de magia negra devem por isso ser canalizados à esfera espiritual de Yesod, com a finalidade de captar as influencias espirituais do pilar esquerdo da árvore da vida, ao passo que os processos mágicos de magia branca devem ser canalizados a Yesod, com o objetivo de captar as energias espirituais do pilar direito da árvore da vida.

O pilar central da árvore da vida, constituído por Malkut (Terra), Yesod (Lua), Tiphareth (Sol), Daath (Plutão) e Kether ( Neptuno), tanto pode ser usado como meio de canalização de processos de comunicação com as esferas celestiais, ( e logo com Deus), assim como veiculo de realização de tarefas mágicas cuja a natureza seja complexa e importe por isso tanto influências do pilar esquerdo como direito.

Por isso, eis que se desfaçam todos os equívocos e se leia aquilo que na verdade, são as realidades de todos aqueles que lidam com o mundo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário