domingo, 13 de outubro de 2013

Dicas para o combate ao estresse e a depressão.





A alimentação equilibrada é base de sustentação para uma vida saudável, a serotonina como um dos neurotransmissores mais importantes do cérebro é responsável pelo humor.

Pessoas estressadas e deprimidas devem evitar determinados alimentos por seu consumo afetar a serotonina, deixando as pessoas de mau humor, deprimidas e ansiosas. Indicaremos a seguir o que deve ser evitado e também o que deve ser consumido, por contribuir para aumentar o nível da serotonina, o nível de energia e a alegria de viver, propiciando sensível melhora, e em muitos casos a cura definitiva, esses alimentos agem no organismo mais ou menos da mesma forma que os antidepressivos.

Deve-se consumir alimentos, vitaminas e sais minerais que contenham:

Ácido Fólico: Encontrado no levedo de cerveja, laranja, maça, aspargo, couve-de-bruxelas, feijão branco e soja, são potentes vitaminas naturais por possuírem o ácido fólico.

Vitamina B6: Sementes de gergelim, cereais integrais, alho, arroz integral, cará, levedo de cerveja, galinha, banana e atum, por serem ricos em vitamina B6 participam na produção de norepinefrina e serotonina.

Cálcio: É encontrado na dolomita, no cominho e nos vegetais da cor verde escuro como a couve, o espinafre e o agrião. O cálcio age no organismo reduzindo a irritabilidade e o nervosismo, regulariza também a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Magnésio: Contribui para a da produção de energia, para as funções cardíacas, é encontrado no arroz integral, espinafre, aveia, tomate, tofu, caju, salmão e a soja .

Selênio: Peixes, castanha do Pará, amêndoas, nozes, sementes de girassol, trigo integral e atum são indicadas para pessoas depressivas, 
irritadas e ansiosas, por contribuírem para a melhoria do estado de humor.

Omega 3 Além de auxiliar na redução do colesterol, manter estável a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, auxiliando no combate à depressão, é encontrado nas sementes de linhaça, bacalhau, cavalinha, arenque, sardinha, atum, salmão, truta, e óleos de peixe.

Lecitina de Soja: Ativa a vitalidade de todo o corpo, suavizando a fadiga, é um excelente tônico para o cérebro e aumenta a capacidade de concentração e memória.

Mel: Além dos inúmeros benefícios à saúde como um todo, estimula a produção da serotonina.

Banana: Ajuda a diminuir a ansiedade e a garantir um sono tranqüilo. Ela tem poderes por ser rica, em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia.

Espinafre: A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, o espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A e C do complexo B que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o funcionamento do sistema nervoso.

Alface: Ótima para amenizar a irritação, o talo tem lactucina, substância que funciona como calmante.Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

Jabuticaba: Rica em carboidratos fornecem energias, atua no combate a anemia por conter ferro, suas vitaminas do complexo B são antidepressivas e a vitamina C age no fortalecimento do organismo.


MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA

Pratique exercícios diários ao sol: Caminhadas antes das 10 da manhã ou após as 16 horas, são um ótimo estimulante para a glândula pineal devido aos raios solares que estimulam a produção da melatonina um hormônio que ajuda a tornar o sono mais tranqüilo, aumentando a resistência física e melhorando o humor.

Pratique exercícios de relaxamento: Há muitas modalidades e estilos escolha um que mais se adapte ao seu jeito e pratique, com certeza lhe fará muito bem.

Beba o mínimo de 2 litros de água diariamente: Evita a desidratação celular que provoca o estresse cerebral.

Evite o fumo e a bebida alcoólica: A nicotina além dos prejuízos cardiovasculares e pulmonares interfere no humor, gerando ansiedade e depressão.Enquanto a bebida num primeiro momento possui o efeito excitante e desinibidor, numa segunda fase principalmente se houver habitualidade ataca o cérebro desencadeando a depressão.

Durma o mínimo de 8 horas diárias: O ideal para dormir é no máximo às 22 horas, o período revigorante do sono ocorre entre as 23 e 3 horas da madrugada, horário máximo para despertar 6 horas da manhã. Após esse horário o sono já se torna depressivo e desvitalizador. Evite dormir durante o dia ou fins de semana esse tipo de sono, ao invés de descansar tem efeito contrário, à noite quanto mais escuro e silencioso o ambiente melhor o sono, ao acordar a claridade é essencial. Tome uma ducha se possível fria e inicie o seu dia, sua disposição será incrível!

Evitar atividades excitantes como: ginástica, esportes, TV, internet, polêmicas, discussões próxima à hora de dormir dê preferência a atividades relaxantes como: música, canto, exercícios de relaxamento.

Banho morno ou frio pela manhã melhora o despertar devido ao choque térmico, ou banho quente a noite provoca vaso dilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.

Despender tempo com passeios a: jardins, montanhas, rios, região de lagos, praia entre outros. Cultivar relacionamentos familiares e sociais, tirar férias regulares sempre pensando no descanso e relaxamento, alheio a qualquer tipo de preocupação de preferência junto à natureza.

Fazer a última refeição às 18 horas evitando alimentos pesados, dar preferência a lanches leves, sopas, massas etc.

Tomar regularmente chás de maracujá, de camomila, erva cidreira pois  são relaxantes e eliminam a ansiedade. Evite o chá mate e o chá preto por conterem cafeína e provocarem o efeito contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário